Marketing de Guerrilha
Guerrilha é aquela coisa inexplicável que quando a gente entende, adora.
A Enzimas e o marketing guerrilha tem um passado. Em nossos primeiros trabalhos, utilizavam-se recursos de marketing não convencional como base. Normalmente impossível de se ignorar, ele atrai a atenção causando forte impacto e promovendo reações à sua mensagem.
Sempre em nosso DNA, a guerrilha proporciona ótimos resultados. Grandes marcas que confiaram em nosso trabalho puderam comprovar isso. Baixo custo, alto desempenho. Esse é o segredo.
O Core da Enzimas em Ação é sempre buscar a originalidade, que aliada a uma boa estratégia cria uma fórmula poderosa para gerar impacto visual e alavancar resultados. Desta maneira, guardam particularidades que normalmente tornam a execução mais complexa. Por isso, uma boa ideia tem que vir acompanhada de uma capacidade de realização efetiva. Em resumo, tem que ter know how e determinação para se conseguir realizar uma boa entrega.
A base do marketing de guerrilha é a criatividade, a capacidade de inovar e chamar atenção para si. Mas tem que ser algo contextualizado, ou seja, deve ser tratado da mesma forma de uma campanha tradicional, com um conceito bem amarrado e com relevância para fazer da ação um sucesso.
O que fazemos
- Conceituação e criação de ações diferenciadas
- Marketing viral
- Buzz marketing
- Estratégia e logística de implantação
- Estudo de impacto/viralização
- Desenvolvimento e produção de peças cenográficas diferenciadas
- Figurinos e caracterizações
- Produção de videocases
Case
Pró Criança Cardíaca: Campanha Bom Coração
A missão era de arrecadar doações para a construção de um hospital infantil para o tratamento de doenças cardíacas. Nossa estratégia era mostrar a importância da doação através de um apelo emotivo e, criar um cenário que descrevesse a situação dessas crianças, assim como o resultado que cada doação iria proporcionar.
Apesar de antiga (2011) e envolver, inicialmente, uma verba pequena, a ação foi muito significativa para a Enzimas.
Demandou muita determinação e superação, nos proporcionando alegria, tanto pessoal, quanto profissional.
Uma estratégia bem definida, focada em formadores de opinião e grupos ligados ao tema, nos permitiram levar nossa mensagem a mais de 90 países e a ser postada em mais de 100 sites de comunicação.
A Campanha “Bom Coração” abraçava o conceito de “tornar realidade”, sustentado pela ideia de construção do hospital. Desta maneira, conseguimos arrecadar 33 milhões de reais em doações para a campanha.
Vantagens do Marketing de Guerrilha
1 Grande capacidade de comunicação, engajamento e lembrança de marca.
2 Normalmente uma ação de guerrilha envolve um custo inferior à da mídia tradicional.
3 Por serem inusitadas, essas ações são propícias para assessorias de imprensa e quando captadas são muito fortes nas redes sociais, muitas vezes viralizando espontaneamente ou impulsionadas com esse propósito.
4 Mobilidade e capacidade de se adaptar com mais facilidade às situações, locais e horários diversos.
5 Possibilidade infinita de abordagens. As vezes nem o céu é o limite. É sempre muito bom, quando se tem um desafio, poder contar com as oportunidades que a guerrilha nos oferece. Seja para uma pequena ação local, seja para apenas alguns quarteirões ou ainda, uma grande ação envolvendo muitos países.