skip to Main Content

#CidadãoConsciente mobiliza Praça XV

No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a Enzimas produziu um circuito com obstáculos que simulavam algumas das dificuldades vividas por pessoas com deficiência no dia a dia urbano. Instalada na Praça XV, a ação de conscientização foi uma realização do Governo do Estado, com apoio da ALERJ e Rio Solidário.

O circuito teve início em um cenário que simulava obstáculos encontrados por cadeirantes nas ruas de grandes cidades, como o Rio de Janeiro. Em uma cadeira de rodas, os participantes precisavam desviar de pedras soltas, entrar em um táxi ou acessar estabelecimentos comerciais não adaptados. Em seguida, os participantes foram vendados e receberam uma bengala, sendo convidados a atravessar uma rua sem sinais de trânsito sonoros e desviar de andaimes, bueiros, etc. Após esta etapa, os participantes eram convidados a usando um abafador auditivo, vivenciar outras situações de desconforto aos quais deficientes auditivos são obrigados a passar diariamente, como estabelecer a comunicação em diferentes guichês de atendimento pessoal.

A iniciativa contou com a participação da primeira dama do estado do Rio de Janeiro e presidente do Rio Solidario, Maria Lucia Horta Jardim, além de deputados e artistas, como o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e a bailarina Ana Botafogo. A hashtag #cidadãoconsciente foi compartilhada massivamente nas redes sociais, junto com fotos da ação.

No vídeo ao lado, confira os depoimentos de Beto Galindo, CEO de criação da Enzimas, e Gilberto Bacelar Jr., CEO de planejamento da agência, sobre o marketing de guerrilha em função de uma ação de conscientização.

O projeto teve grande repercussão na mídia espontânea em diferentes canais, como jornal O GloboExtraO DiaJB OnlineTV BrasilJornal Hoje, RJTV, Rádio Globo, site da EBCANTP, entre outros.

Além disso, o circuito Cidadão Consciente foi bastante premiado, ganhando Ouro no Prêmio Colunistas Rio, na categoria “Ação social ou comunitária” e Bronze no Prêmio Caio, na categoria “Evento de Responsabilidade Social”, ambos em 2016.

Envie-nos uma mensagem!